segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Questão das Calçadas


  •  - Opa, e aí, tudo beleza?
     - Tudo certo.
     - Viu, tenho uma sugestão.
     - Diga.
     - Poderiam dar uma olhada no problema das calçadas sendo usadas pelo comércio em Soledade.
     - Onde?
     - Vários lugares. Fruteiras, lojas, restaurantes...
     - Hm... Mas será que isso é realmente um "mal" pra cidade? No quê isso prejudica a população? É um abuso dos comerciantes ou um incremento à calçada? É legal ficar sentado na calçada tomando um chopp ou um café, e as frutas expostas na calçada dão um certo charme, eu acho.
     - Charme? As fruteiras tem que sair da calçada até mesmo por questão de higiene. Tem lugares onde o cara mal consegue caminhar.
     - A circulação de pessoas é o objetivo principal das calçadas, mas será que a exposição de mercadorias e o sentar na calçada para desfrutar o momento não podem ser objetivos secundários e tolerados?
     - Tolerados até certo ponto. O próprio café, por exemplo: eu sou frequentador, mas tem horas em que é fogo, usam 80% da calçada.
     - Verdade.
     - Sim, tem que pensar nisso.
     - Tá certo.
     - Vamos tomar um café ali essa semana.
     - Vamos.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Turno Único Prorrogado

O Prefeito Municipal em Exercício, Luiz Carlos Vizzoto, através da Secretaria Municipal de Administração instituiu a prorrogação do turno único no Centro Administrativo Municipal. O turno único teve início em 28 de novembro de 2011 e será prorrogado até o dia 31 de janeiro de 2012 conforme o DECRETO N.º 11.072/2012. 

Veja os horários estabelecidos para o funcionamento dos órgãos da Administração Pública Municipal :
O Centro Administrativo e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto atendem entre 9h e 15h. 
A Secretaria Municipal de Saúde, o Posto Central e as Unidades Básicas de Saúde atendem entre 7h e 10h30min e entre 13h e 16h. 
A Secretaria Municipal de Obras e os serviços junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente antendem entre 7h30min e 11h30min e 13h30min e 17h30min de segunda a quinta-feira. 
Informações através do fone 3381-1699. 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Soledade/RS - Secretaria Municipal de Administração

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

AMASBI indica Soledade para sediar extensão da UERGS


Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – AMASBI, divulgou na quinta-feira, 13 de janeiro, um documento manifestando o apoio da associação para que Soledade seja sede da extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.

No Ofício Nº 004/2012 os prefeitos de Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade e Tio Hugo, ressaltaram a importância da extensão da universidade para a região e solicitaram que sejam tomadas as medidas administrativas e técnicas para a efetivação da instalação do campus em Soledade no menor tempo possível.

Luis Carlos Vizzoto, Prefeito Municipal em exercício, recebeu a manifestração de apoio através do Ofício Nº 005/2012 e parabenizou a ação da AMASBI: “Com certeza o apoio de todos os municípios de nossa região é essencial para que sejamos vitoriosos nesta luta.”

Cainelli, que está em período de férias, também se manifestou: "Este documento servirá como forte instrumento no processo que busca uma extensão da UERGS para a região do Alto da Serra do Botucaraí. A união dos municípios em deferência e escolha de Soledade fará com que o processo de instalação caminhe e se obtenham resultados significativos mais rapidamente. É a prova que estamos unidos em prol de um objetivo para o bem comum da região".

O documento foi também encaminhado ao Reitor da UERGS, Fernando Guaragna Martins.

Assessoria de Comunicação Soledade/RS - Gabinete Municipal

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prestação de Contas 2011 - Secretaria da Saúde de Soledade

Semáforo penalizará motoristas por avanço de sinal e excesso de velocidade


Os controladores de velocidade e de avanço de sinal que estão instalados junto ao semáforo na esquina da Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Coronel Ferreira entrarão em funcionamento a partir de 16 de janeiro, segunda-feira. A data foi estabelecida através de decisão conjunta entre o Departamento Municipal de Transito e Gabinete Municipal.

Conforme o Diretor do DMT, Jairton Miguel Diehl, os equipamentos passarão a registrar avanços de sinal vermelho e velocidade acima do limite permitido em vias urbanas, 40Km/h. Jairton também destaca que os infratores serão penalizados conforme o artigo 208 do Código Brasileiro de Trânsito que prevê infração gravíssima (7 pontos) além de multa no valor de R$ 191,53.

Mais informações podem ser obtidas junto ao DMT, através do telefone 3381 1699, ramal 208.

Autor: Assessoria de Imprensa - SoledadeRS

Fonte: Departamento Municipal de Trânsito

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

MICROFONIA #1



Uma parceria Tevê Soledade e Caderno Tah Ligado.


01'00'' Grupo Instrumental

03'27'' Beatriz Chini

04'04'' Cine 20

04'46'' Vaqueanos da Cultura

05'26'' A Polpa de Nadine

09'28'' Projeto Abrigo Cão de Raça

10'31'' Sociedade Botucaraí Pró-Cultura

11'15'' Dedé, Gambatto e Márcio Costa

14'39'' Movimento Pró-UERGS

15'28'' Toob Look

15'57'' Weezer / A Polpa de Nadine

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A Questão do Adiamento do Campeonato de Futebol



Acabamos de receber a notícia de que o campeonato municipal de futebol de campo foi transferido do dia 7 de janeiro para data ainda incerta.
Já sabíamos das negociações envolvendo os árbitros e o departamento de esportes da prefeitura municipal.
A questão, segundo uma fonte ligada à arbitragem municipal, seria o baixo valor pago para o trio de arbitragem. Os árbitros, segundo esta fonte, estariam reivindicando 265 reais, a serem repartidos entre o árbitro e os dois bandeiras durante a primeira fase do campeonato, 300 reais para a segunda fase, e 350 para as finais.
Vale ressaltar que mesmo esses valores pretendidos pelos árbitros, ainda são inferiores aos pagos em cidades vizinhas.
A respeito da reunião entre árbitros e administração municipal, segue o que diz o release:
"Durante o encontro os presentes estiveram debatendo assuntos referentes à contratação de equipe de arbitragem para os jogos do campeonato municipal de futsal de campo edição 2012. As tratativas se deram devido a necessidade de contratação de árbitros para o campeonato , pois nenhuma empresa demonstrou interesse em concorrer na licitação, levando a administração a debater com a equipe soledadense para definir detalhes financeiros para a contratação.

Após os debates a respeito de acertos financeiros ficou decidida que a licitação para a contratação de equipe de arbitragem irá ser prorrogada. Ficando assim sem previsão, o inicio das atividades do campeonato municipal de futebol de campo de 2012."
Prorrogado o início do campeonato, fica a questão: Por quê não houveram empresas interessadas na licitação? Seria devido ao baixo valor pago? E esse valor, seria realmente baixo?