quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os Projetos do Centro Tecnológico


Apresentação de Projetos para a Governança do APL de Pedras, Gemas e Joias

No dia 04 de abril de 2012 (quarta-feira), foi realizada no Campus UPF Soledade a 3ª Reunião da Governança do APL. Na ocasião estavam presentes representantes do Centro Tecnológico de Pedras Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CTPedras), Universidade de Passo Fundo (UPF) – Campus Soledade, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração Lapidação, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas do Rio Grande do Sul (Sindipedras), Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade (APPESOL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Regional Vale do Taquari (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – RS (EAP-SENAI de Soledade).

Na reunião foram apresentados dois projetos para a Governança do APL: (1)  Extensão Produtiva e Inovação (Pepi); e (2) Instalação das fábricas dos pequenos pedristas em área industrial do Município de Soledade-RS buscando melhor gestão ambiental. O Projeto Extensão Produtiva e Inovação (Pepi) foi apresentado pelo Sr. Giézi Schneider – Coordenador da UPFTec, da UPF. Esse projeto é conveniado junto a SDPI (Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento) com a interveniência da AGDI (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento). Em sua explanação, Giezi detalhou o funcionamento do Projeto que será desenvolvido no Corede Produção (Passo Fundo) e no APL de Pedras, Gemas e Joias (Soledade). Dentre os objetivos do projeto estão a implantação de um núcleo de extensão produtiva formado por engenheiros, economistas e administradores para assessorar diretamente as empresas, visando a solução de problemas e melhoramento da gestão, planejamento, custos, processo, produto e inovação. Também objetiva estimular as empresas para acessarem recursos, serviços tecnológicos, para investimentos de expansão e inovação. O público-alvo do projeto são indústrias de micro, pequeno e médio porte, que poderá ser acompanhada pelos extensionistas durante o prazo de 1 ano, com participação gratuita das empresas. No total, para este ano de 2012, serão atendidas 140 empresas, sendo 40 de Soledade. O Sindipedras e a Appesol fizeram a indicação das empresas para esta primeira etapa. Por fim, Giezi informou que já estão ocorrendo visitas técnicas dos extensionistas as empresas em Soledade.

Em seguida, foi apresentado pelo Geólogo Lubecke Rabelo Carneiro, uma proposta de instalação de fábricas dos pequenos pedristas em área industrial. Este projeto objetiva a construção de galpões individuais de cerca de 170 m2, com espaço para funcionamento da fábrica, e que entre outras características, teria na frente caixas de armazenamento de água da chuva para serem utilizadas no processo produtivo, e no fundo seria realizado o gerenciamento dos resíduos sólidos e efluentes oriundos do beneficiamento. A área sugerida na proposta seria o distrito industrial, que encontra-se protocolado pelo município junto a FEPAM e em processo de análise. Conforme Lubecke, o projeto também será apresentado ao Sr. Sérgio Kapron – Diretor Diretor de Produção e Inovação da AGDI e à Eng. Química Carmen Níquel da FEPAM. O Projeto está em fase de elaboração, e, após sua finalização, buscar-se-á recursos para a sua viabilização.


Prof. Dr. Juliano Tonezer da Silva
Universidade de Passo Fundo
Centro Tecnológico Pedras, Gemas e Joias RS
http://www.upf.br/ctpedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário