quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sopro da Vida completa 4 anos de cuidados ao meio ambiente



"A Sociedade Moderna esquece que o mundo não é propriedade de uma única geração!"

Com esta afirmação, de Oskar Kokoschka, membros, apoiadores e simpatizantes foram recebidos na noite de 21 de junho, no jantar comemorativo aos 4 anos de fundação da SOCIEDADE PROTETORA DA VIDA AMBIENTAL, a SOPRO DA VIDA! 

A recepção, no Rotary Club Soledade, incluiu uma delicada lembrança; um punhadinho de sementes de girassol e uma sugestão: Plante essa ideia! Da equipe do Sopro da Vida, realmente, não se poderia esperar nada mais criativo ou de beleza tão ímpar quanto esta iniciativa. Fundada em 20 de junho de 2008 pelo presidente Luciano Luiz Chiarelli, a sociedade sem fins lucrativos atua principalmente na conscientização do uso dos recursos naturais do Planeta Terra. Entre as ações desenvolvidas estão palestras educacionais, participação no Conselho Municipal de Meio Ambiente, distribuição de panfletos educativos, campanhas de recolhimento de lixo eletrônico, caminhadas ecológicas e distribuição de mudas nativas.

As felicitações por mais um ano de trabalho, tiveram início na fala do Prefeito Gelson Renato Cainelli, que destacou a importância do trabalho diário realizado pelo sopro da vida. “Principalmente por uma iniciativa da qual a Administração Municipal é parceira, a conscientização e a multiplicação de iniciativas sustentáveis”. Cainelli ainda fez uma referência ao fato de a data de aniversário da Sopro da Vida coincidir com a data da 1ª coleta para tratamento de efluentes do setor pedrista: “Os resíduos líquidos derivados do tingimento da ágata são acondicionados em tanques de captação, localizados em cada uma das pequenas empresas, depois são recolhidos pela prefeitura, tratados na estação do Senai e só então descartados corretamente. Os resíduos não são mais indiscriminadamente lançados no meio ambiente.” Parabenizando a equipe o prefeito encerrou: “Quero agradecer , como Gelson e Fátima, como prefeito e primeira-dama, como cidadãos, o nosso muito obrigado. Obrigado pela dedicação de cada um de vocês, pelo tempo disponibilizado, pela boa vontade, mas acima de tudo, pelas ações de conservação da natureza. Obrigado e parabéns!”.



Recebendo as felicitações e agradecimentos, Luciano Chiarelli, destacou que “passados 4 anos, muito já poderia ser falado sobre o que foi feito, mas que tudo ainda é pouco, mediante aquilo que a Sopro da Vida pretende fazer”. Em sua fala, o presidente exemplificou o mundo sem 2 dos elementos mais agreditos pelo homem: “Ar e água, por quanto tempo conseguiremos viver sem estes bens naturais? Um minuto? Dois? Temos que ter a consciência que o hoje o Planeta Terra não é mais sustentável, por isso tantas atividades pensadas junto às crianças e jovens que são e estarão no futuro do mundo”. Ele completou: “Nossos trabalhos poderiam ser mais efetivos, se tivéssemos mais braços, participem conosco desta iniciativa que não tem retornos financeiros, mas que é extremamente gratificante quando se faz um bem ao outro. Essa é a nossa casa, vamos cuidar dela!”

O protocolo cerimonial foi encerrado com uma reflexão: “Está ruim? Para ficar pior basta não fazermos nada!”

Serviço:

SOCIEDADE PROTETORA DA VIDA AMBIENTAL, a SOPRO DA VIDA! 

http://www.soprodavidasoledade.com/

Presidente: Luciano Luiz Chiarelli

Vice-Presidente: Carlos Augusto Almeida 

Secretário: Rodrigo Maciel Ortiz

Tesoureiro: Roberto Taffarel 

Reuniões nas 1ªs sextas-feiras de cada mês, às 19h30min, no Sindicato Rural de Soledade, localizado à Av. Marechal Floriano Peixoto nº 375 - 1º andar. 

Interessados em doar, braços, tempo, ideias ou valores, para o trabalho de conservação do planeta devem entrar em contato com Luciano Chiarelli através do fone (54) 3381-1122. 

Fonte: Marilei Pessatti - Assessoria de Comunicação - Soledade/RS - Sopro da Vida

Resíduos das empresas pedristas começam a ser tratados

Para ficar na História: “Empresa Legal” realiza 1ª Coleta de Efluentes para tratamento

"Os resíduos das pequenas empresas de pedras de Soledade não são mais descartados na natureza"



A manhã de quarta-feira, 20 de junho, ficará registrada como um marco divisor na história de Soledade. Pela 1ª vez, desde o início da matriz produtiva municipal baseada na pedra preciosa, foram recolhidos os resíduos líquidos derivados do tingimento da ágata.

O Poder Público Municipal, o Ministério Público, o SINDIPEDRAS e a APPESOL firmaram uma parceria para a adequação ambiental do setor pedrista, bem como para a destinação correta dos resíduos da industrialização das gemas. O Executivo desenvolveu então o Projeto Empresa Legal, que visa, entre outras ações, a legalização fiscal, jurídica e ambiental das empresas, principlamente dos pequenos pedristas, que antes não possuiam condições de trabalho formal.  

Com a legalização dessas empressas, foi desenvolvida uma rota para o tratamento e o descarte de resíduos de acordo com as normas dos orgãos ambientais. “Com a efetivação do Empresa Legal, os resíduos líquidos do processo de tingimento da ágata são guardados em tanques de captação, localizados em cada uma das pequenas empresas de pedras do município, e não mais são descartados na natureza. Conforme um cronograma, esses resíduos serão recolhidos pelo caminhão da frota municipal, portador de Licença de Operação de acordo com a FEPAM, adequado e equipado com bomba, mangueiras e tanques para realizar a coleta e o transporte e conduzido por um motorista habilitado. O próximo passo é o encaminhamento do material para a Estação de Tratamento de Efluentes no Senai, onde é feita a redução da toxicidade e depois dada a destinação correta dos resíduos”, explicou o prefeito Gelson Renato Cainelli.

O processo de coleta, tratamento e descarte contemplará nesta primeira etapa 13 empresas legalizadas fiscal e ambientalmente. Mais 16, que estão na fase final de adequação, passarão em breve a ter seus resíduos recolhidos. Conforme o coordenador do projeto e químico industrial Érico Batista, “as pequenas empresas do setor não possuem condições financeiras de instalar e manter uma estação de tratamento própria, por isso a iniciativa e os investimentos da Administração Municipal no tratamento de resíduos é tão importante. Será a 1ª vez na história de Soledade que os efluentes líquidos estão sendo acondicionados, recolhidos, tratados e descartados de forma correta conforme as normas técnicas e ambientais da FEPAM”.

Para atender às necessidades do setor pedrista, o veículo de coleta possui tambores móveis com capacidade para armazenar 6 mil litros de resíduos e a estação pode processar 10 mil litros/dia”, informou Heidi Moraes, responsável pela Estação de Tratamento de Efluentes Senai/Soledade. Ela informou ainda que o tratamento dura em torno de 24 horas e que através de reações provocadas por produtos químicos, praticamente anula a toxicidade do cromo, do cianeto de potássio e dos ácidos utilizados no tingimento. O lodo, separado do líquido, é encaminhado para um aterro de resíduos perigosos. O efluente é encaminhado para descarte na natureza, dentro dos padrões exigidos pelas leis ambientais.

“Esse projeto foi uma grande conquista para os pequenos pedristas de Soledade. Com o Empresa Legal já são mais de 160 empresas na associação, trabalhando dentro da legalidade ou se adequando, preservando o meio ambiente e gerando renda. O setor agrega empregos diretos e indiretos e muitos são os trabalhadores que só agora conquistaram os benefícios de ter carteira assinada. Hoje nós temos muitos motivos para comemorar a parceria com a Prefeitura Municipal”, destacou o vice-presidente da APPESOL, Luiz Carlos Carvalho Faria.

A 1ª Coleta de Efluentes foi acompanhada por representatividades regionais e municipais, membros da comunidade, entidades ligadas ao meio ambiente e órgãos ligados ao setor pedrista. A equipe do Administrativo Municipal, dirigentes da Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade e veículos de imprensa também se fizeram presentes. Após o término da coleta, os resíduos líquidos foram recebidos na Estação de Tratamento pela responsável, Heidi Moraes e pelo Coordenador de Educação e Tecnologia Senai/RS, Pablo Balestieri.

“É a realização de um sonho”, definiu Cainelli, “não o sonho de uma pessoa, de um prefeito, de um empresário. Mas o sonho de uma Soledade inteira que agora vive essa realidade. E o Cainelli, o Vizotto, a equipe do Executivo Municipal, todos nós que trabalhamos muito por isso, temos orgulho de sermos parte desta conquista, desde o primeiro passo!”

Conheça:

A Estação de Tratamento de Efluentes do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – foi instituída, em 2006, como uma das ações do Programa Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (GEJORS) Finep/Sebrae. A unidade, coordenada pela química responsável Heidi Moraes,  está localizada na Agência de Educação Profissional Senai Soledade, na Rua Terezinha Batista Pinto, Nº. 116, no Bairro Botucaraí. O fone para contato é o (54) 3381-5278.

O Projeto Empresa Legal foi desenvolvido pela Equipe do Executivo Municipal para atender, inicialmente, empresas do setor pedrista que há muitos anos operavam em desacordo com as Legislações Fiscal e Ambiental. O trabalho, que busca a retomada do crescimento do setor pedrista, é realizado através de uma equipe multidisciplinar coordenada pelo gabinete do prefeito, secretarias municipais e departamentos. As ações  envolvem adequação empresarial junto aos órgãos competentes, Certificação de Reconhecimento Empresarial, valorização do produto, formação o empresário, geração de empregos formais, qualificação de mão de obra, concessão de créditos (Microcrédito) e incentivos, tratamento e descarte de resíduos, preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Projeto Empresa Legal é a nossa Soledade ainda mais preciosa!

Assessoria de Comunicação - Soledade/RS - Gabinete Municipal

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Presidente da Farsul intimida Sindicatos


Nas últimas semanas, líderes de Sindicatos Rurais da região Norte do estado deram entrevistas a rádios locais. Os temas foram a estiagem, a rolagem de dívidas e, principalmente, a questão dos royalties pagos à Monsanto, que teve no dia 12 de junho uma decisão importante no STJ favorável aos Sindicatos.

Carlos Sperotto, Presidente da Farsul, no uso de suas atribuições estatuárias, convocou uma Assembléia Geral Extraordinária para o dia 25 de junho tendo como pauta "Avaliação e providências sobre matéria veiculada em 3 rádios do interior com potencial ofensivo à honra e à dignidade do Sistema Sindicato Rural."


Pode-se admitir que um presidente de Federação considere possuir entre seus atributos a legitimidade para avaliar e tomar providências ao encontrar opiniões contrárias às suas, tolhendo a autonomia e liberdade de expressão dos sindicatos ao mesmo tempo em que intimida os órgãos de imprensa?

Sperotto está em seu quinto mandato como presidente da Farsul, presidindo a Federação desde 1997, além de fazer parte da Diretoria desde 1988. Seu mandato encerra-se no dia 31 de dezembro de 2012. Este ano, portanto, a Farsul realizará eleições, e seria ingênuo ignorar que os ingredientes dessa disputa já estejam à mesa.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Café Colonial da APAE



APAE AGRADECE A COMUNIDADE SOLEDADENSE

A esperança no amanhã é fruto de suas ações de hoje... Que o "SENHOR" fortaleça a sua saúde, a fé, a solidariedade, a coragem, a compreensão, o carinho e a vontade de AMAR cada vez mais, indistintamente. 

A Diretoria da APAE, a Direção da Escola de Educação Especial "Luz e Liberdade" e Amigas da APAE do I Café Colonial, realizado em 26/05/2012, agradece a sua preciosa colaboração e participação, louvando a DEUS pela sua existência em nosso meio, rogando bênçãos celestiais junto a seus familiares, hoje e sempre!

O lucro líquido do I Café Colonial foi de: R$ 5.380,75 o qual auxiliará nos Projetos Educacionais 2012, que estão sendo desenvolvidos desde o início do ano letivo, tais como: Reforçando Vínculos Sociais; Cidadania; Direito de Todos; Orientação para a Vida; Esporte; Centro de Autismo; Reciclagem de Papel - Uma Prática Pedagógica; Capacitação e Assessoramento Multidisciplinar; Reforço Pedagógico; Literatura e Leitura; Prevenção às Deficiências; Circuito para Atividades; Proprioceptivas; Projeto Fonoaudiológico - A importância dos exercícios fonoaudiológicos no desenvolvimento da fala e do sistema sensório motor e oral para mastigação e deglutição.

Nosso Afeto e Carinho...

Maria Helena Moraes de Almeida - Presidente da APAE

Tereza Lourdes Godoy Barella - Diretora da Escola

Amigas da APAE: Elisete Ortiz, Maria Lêda Loss e Vera Lima

Ônibus é entregue ao CEUS



Gustavo Berté, presidente do Centro de Estudantes Universitários de Soledade / CEUS, recebeu das mãos do Prefeito e Vice Prefeito, Gelson Renato Cainelli e Luiz Carlos Vizzoto, as chaves de um ônibus seminovo, modelo Paradiso GV1150, para auxiliar no transporte de acadêmicos aos municípios vizinhos. A aquisição e as melhorias foram realizadas através da aplicação de recursos de alienação de ativos, que através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, totalizam um investimento de R$ 160 mil Reais.
Além de membros da diretoria e usuários do CEUS, também prestigiaram a entrega do veículo representatividades de âmbito municipal, lideres comunitários e coordenadores de entidades ligadas à educação. O ato foi realizado na manhã de terça-feira, 19 de junho, em frente à sede da associação, localizada junto ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal e incluiu alguns pronunciamentos.
Em nome da diretoria e dos usuários do CEUS, associação sem fins lucrativos fundada em 1973, Berté agradeceu ao Administrativo Municipal pelo repasse de um veículo em boas condições de conservação: “esse ônibus vai garantir qualidade e segurança no deslocamento dos acadêmicos, bem como manter o transporte universitário de Soledade como um dos mais baratos da região, quando analisado proporcionalmente”.
Representando a vereança, Paulo Henrique Pinheiro, destacou que a ação do Executivo, aprovada pela Câmara, visa à valorização do estudante que busca a formação superior. Já a Secretária Municipal, Élia Piccoli Valendorff, destaca que “o melhor investimento de uma gestão é o investimento realizado na formação de seus cidadãos, somente assim nossos jovens permanecerão em seus locais de origem e irão atuar na geração do progresso do município.” Ela destacou ainda que a iniciativa atende a uma justa reinvindicação dos estudantes: “Os acadêmicos e seus familiares precisam ter certeza de que está sendo oferecida a condição de que cheguem em segurança ao seu destino”. Opinião corroborada por Vizzotto, que além da segurança do transporte e da valorização dos estudantes em formação, destacou que “as ações do Executivo buscam garantir que o jovem tenha oportunidades de crescimento asseguradas, precisando concentrar-se apenas em desbravar o mundo”. O Vice-prefeito completou: “Que os associados do CEUS façam bom uso desse bem público”.


Também se manifestaram ex-integrantes da diretoria do Centro, usuários do transporte, pais e cidadãos presentes. Cainelli encerrou com um release das ações do Poder junto ao ensino superior: “A obrigação do Município é com o ensino fundamental, mas não nos detivemos nisso. Os investimentos no ensino universitário contemplam o convênio com o CEUS; que repassa mensalmente R$ 26 mil Reais e garante além do ônibus, sua manutenção, documentação, seguro, pagamento de motoristas e outras despesas de viagem; a viabilização da instalação da UPF Campus Soledade e as obras que hoje permitem a mais de 1000 acadêmicos o acesso à graduação; a luta pela vinda de mais instituições de ensino; tanto de uma universidade federal como de uma estadual; enfim, nossa equipe não tem medido esforços para honrar com esse compromisso”.


O Prefeito fez ainda alusões relativas às diversas conquistas obtidas pela parceria entre a Administração Municipal e o Ceus, também quanto ao aumento do número de usuários e diversidade dos atendimentos. “Atualmente o transporte beneficia 600 usuários, são estudantes universitários, de formação técnica, profissionalizantes e até àqueles que já estão na fase de especialização”. Conforme a diretoria do CEUS, o convênio firmado com a Prefeitura Municipal, em abril de 2010, prevê o atendimento de estudantes universitários e estudantes de cursos técnicos. A estes está garantido o transporte com valores reduzidos, em relação aos outros, foi decidido em assembleia que a partir do próximo semestre incidirá a cobrança do valor integral.
Após a entrega das chaves os presentes foram convidados a conhecer o interior do ônibus e a conferir as melhorias realizadas para atender as necessidades do transporte intermunicipal.  

Mais informações relativas ao Centro de Estudantes Universitários de Soledade / CEUS podem ser obtidas junto à sede, localizada à Avenida Júlio de Castilhos de Castilhos, n°. 898, ou pelo fone 3381-3436. 

Marilei Pessatti - Assessoria de Comunicação - Soledade/RS - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - CEUS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Parque Centenário em Soledade




Tarde de fim de outono começo do inverno.
Trilha: The Forest Green - Yo La Tengo
Soledade - RS 18/06/2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Área Industrial para o Setor Pedrista próximo de tornar-se realidade




A Administração Municipal reuniu-se a lideranças do setor pedrista e a representantes da governança do Arranjo Produtivo Local de Pedras, Gemas e Joias. O grupo debateu junto ao diretor de produção e inovação da AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – Sérgio Kapron, a elaboração de um projeto para Área Industrial de Soledade.
Uma antiga reinvindicação dos empresários do ramo da gema e da joia, o projeto de um espaço adequado para a produção e comercialização da produção é foco da Administração Municipal. O Prefeito, Gelson Renato Cainelli, apresentou as necessidades do coletivo para a iniciativa e disponibilizou um local já em processo de licenciamento ambiental para a obra.
A reunião de trabalho definiu ações em 2 frentes diferenciadas. Uma através de um projeto que já em tramita junto ao APL – de autoria do geólogo Lubecke Rabello Carneiro – que objetiva a construção em módulos de galpões individuais contemplados com gerenciamento dos resíduos sólidos e efluentes oriundos do beneficiamento. Também prevê locais de convívio coletivo como refeitório, ambulatório e unidade de educação infantil.
 A outra iniciativa, a cargo da Prefeitura Municipal, prevê a concepção do Shopping das Pedras, a viabilização do ônibus Itinerante e a efetivação das redes de água e esgoto, energia elétrica, bem como a pavimentação. Também questões relativas à logística e infraestrutura necessária foram abordadas.
Kapron destacou a importância do APL de Pedras, Gemas e Joias para o Governo do Estado dentro do Plano de Desenvolvimento Gaúcho e parabenizou os avanços já conquistados pelas representatividades reunidas afirmando que “só são contemplados com recursos, os municípios que possuem projetos”.
Pontos como segurança, trafegabilidade, incentivos e sustentabilidade também foram debatidos. Cainelli encerrou o encontro explanando sobre as metas a serem cumpridas a longo prazo através da instalação da Área Industrial somadas aos projetos Projeto Empresa Legal, Shopping das Pedras, Ônibus Itinerante e Museu da Pedra e Mineralogia. 
Marilei Pessatti - Assessoria de Comunicação - Soledade/RS - Gabinete Municipal

Alunos de Design da UFRGS visitam o Centro Tecnológico


O Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul recebeu em Soledade nesta quarta-feira, 13 de junho, uma visita dos alunos do Curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenados pela professora Janaína Luisa da Silva Moroni, os alunos acompanharam explicações dos processos e simulações das máquinas presentes no CTPedras, como a Recorte e Gravação a Laser, Corte por Jato D'Agua, processo de lapidação de gemas e processo de fundição por cera perdida.


O CTPedras é mantido pela Universidade de Passo Fundo, Prefeitura Municipal de Soledade e Sindipedras e possui convênio de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.






quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pode bicheiro no governo, doutor?



Vale tudo na política?
Os fins justificam os meios?
O mensalão se justifica diante do sucesso das políticas sociais implementadas pelo governo Lula?
Pode bicheiro integrar o governo, como fazia Carlinhos Cachoeira debaixo dos panos?
Não corremos o risco de desmoralizar as instituições?
Vale tudo pela eleição?
É impossível se reeleger sem caixa dois?
É impossível vencer com as mãos limpas?
Onde fica o lugar da honra dentro do jogo da política?

No calabouço?

terça-feira, 12 de junho de 2012

Entre os deslizes da liberdade e o acorrentamento da confiança



           
            Em uma dessas minhas visitas pelo meu Eu, conversando com o Eu mais Profundo, indaguei-me a respeito de certas atividades que insistiam em querer queimar fortemente o meu peito. Como que se tudo aquilo que ali se mexesse e insistisse em se manter inquieto tivesse algo a me dizer. E foi tentando ouvir o que essa sensação, não mais tão estranha tinha a me dizer, que venho através deste interrogar o meu Eu mais Profundo a cerca de algumas coisas que os olhos não conseguem ver, e muitas vezes nem sentir. Inicio tal indagação com a seguinte pergunta:
            - Caro Eu Profundo! Conhecedor de todos os mistérios e segredos que inundam esse poço de inquietação que habitam esse meu ser e que na margem desse turbilhão de ideias insiste a te interrogar sobre algumas coisas que aqui não se cansam de me perturbar. Venho a te cumprimentar por tal disponibilidade de tempo e carinho por aqui vós poder estar, pois sei de tal dificuldade que é para muitos conseguir encontrar o seu Eu mais Profundo e calmo para conversar, pois o mesmo muitas vezes não se cansa de sair por ai viajar e querer conhecer coisas que não lhe pertencem. Encerrado os cumprimentos venho a te perguntar sobre a seguinte pergunta que tanto assombra o meu ser. Fala-me a respeito da liberdade e da confiança.
            - Olá querido Eu! É sempre bom rever um amigo tão próximo, pois não é sempre que podemos ter a honra de falar com ele. Pois muitos dos seres que hoje vivem, tem se ocupado mais em querer Ter do que querer descobrir coisas a respeito do seu Eu. Fico feliz por tal consideração, e respondendo a tal pergunta. Falarei então sobre um pouco disse tudo que vem a te atormentar.
            -Estimado amigo! A liberdade e a confiança podem ser comparadas a dois artesãos que modelam cuidadosamente um vaso no barro. No desdobrar dessa construção é necessário todo o cuidado e técnica para que o vaso tome a devida forma desejada. Para que isso aconteça o vaso é modelado de acordo com as necessidades de ambos os artesãos. O desdobramento dessa arte, eu poderia chamar de liberdade, pois é fazendo o bom uso da sua liberdade que tal objeto se constrói. E conforme os artesãos vão aprendendo a usar a tal liberdade, tal objeto vai criando forma. Uma vez pronto e acabado esse objeto, o vaso, ele passa então a ser chamado de confiança, pois nele você consegue perceber tudo o que foi criado no desdobramento dessa relação. Todo aquele processo de cuidado ao saber fazer o bom uso da liberdade, tinha apenas como único objetivo o de criar tal objeto. Uma vez criado tal objeto, o vaso, agora chamado de confiança, temos então o fruto dessa relação que se constitui no decorrer de um determinado tempo.
            Após ouvir isso, o Eu pergunta:
            - Perfeito Eu Profundo. Muito tenho ouvido a falar sobre tal temática, mas pouco conseguia entender. Falando assim tão suavemente tu me fizeste compreender tal coisa de uma maneira que antes eu não conseguia perceber. Nesse sentido, gostaria que me falasse mais sobre a confiança, sobre esse vaso. Pois uma vez ele criado corre o risco de sofrer as modificações da ação humana.
            -Claro Eu! Entenda a confiança como algo que nunca se cessa. Como um vaso vazio e que precisa ser preenchido. Colocamos dentro desses vasos as mais belas flores apanhadas no jardim da vida, assim como aqueles mais puros sentimentos que confiamos à outra pessoa. Mas de nada adianta tal ato se não existir tal reciprocidade. Pois, o que mais temos observado nesse mundo, são algumas pessoas ao fazer o mau uso da sua liberdade e por possuir desejos efêmeros, se deixam levar pela falsa beleza do outro. E como resultado de tal ação, do mau uso da sua liberdade, esse vaso que antes estava seguro nas mãos dessas duas pessoas e preenchido com as mais belas flores por esses dois seres, desliza de suas mãos. E nesse tal deslize ele cai ao chão e se quebra. Tal queda às vezes provoca a ruptura em mil pedaços, como em outras em apenas em poucas partes.
             E o Eu responde:
            Correto! E ao derrubar esse vaso tal pessoa age de duas diferentes maneiras: Ou ela ignora e não da valor ao vaso que se quebraste, deixando ele aos chãos. Ou ela vai aos prantos e diante de suas lagrimas tenta conserta-lo.
            - Perfeito! Eu Profundo, e é com tal acontecimento que podemos sentir a sutil diferença existente entre os seres humanos. Pois aquele que não se preocupa e segue o seu caminho é aquele que brevemente estará construindo outro vaso com outra pessoa e certamente agirá com ela da mesma maneira se tal fato voltar a acontecer. E aquele que tenta colar, juntar os cacos desse vaso, fingindo como se nada tivesse acontecido é como aquela pessoa que no auge do seu arrependimento tenta consertar algo que foi feito com o mau uso da sua liberdade. Mas o que esse segundo ser não sabe, é que tal vaso uma vez colado nunca mais será o mesmo, pois cada vez que alguém olha para tal marca no vaso, relembra de tal acontecimento que o deixou assim. Como alguém que relembra de tal coisa que lhe fizeram e nunca mais conseguiu voltar a ser o mesmo. Portanto, amigo Eu Profundo, concluo dizendo: Que a confiança uma vez perdida, se torna como esse vaso quebrado, o qual nunca mais terá a sua forma e beleza como era naturalmente.

Cosmo Rafael Gonzatto
Soledade 10 de junho de 2012
14 h: 02 min

BRASIL: UM PAÍS ONDE AS DROGAS SÃO PERMITIDAS

Colunista: Anônimo



Esses dias eu estava lendo as notícias, como leio diariamente nos maiores veículos de comunicação mundial.

Quando estava olhando a parte de notícias relativa ao Brasil, eu vejo estampado na primeira página: ”Projeto de lei quer liberar o uso e tráfico de drogas no Brasil” (Tribuna da Internet, 29/05/2012).

Confesso que fiquei tentando imaginar um país como o Brasil, onde temos um dos piores investimentos em segurança pública no mundo, com as drogas e o tráfico liberado! Seria, ou será, trágico!

Mas refletindo, minutos depois, sobre a indagação tomada somente com a hipótese de um Brasil, diga-se de passagem “liberal”, me veio um questionamento:

Será que as drogas já não foram liberadas no Brasil?

Vivemos em um país onde temos um precário investimento em educação pública, os governantes acham que investindo em grandes escolas, coisa que raramente é feito, eles resolvem o problema, sem ao menos investir no tão lutado magistério que em todos os governos sofre com a falta de algum tipo de pagamento. E quando é mostrado no termo “raramente” é porque cito alguns que se importam com esse problema, muitos nem pensam que estão destruindo a fábrica de novos cidadãos, denominada educação pública!

Será que isto não é uma droga de uma educação pública?

E os pífios investimentos em segurança pública? Não é também uma droga de uma segurança pública?

E a saúde pública? Onde estão os hospitais? Onde estão os médicos? Onde estão os investimentos nesta prejudicada área? Onde está o governo que não percebe a carência desta determinada e essencial área?

Será que isto não é uma droga de uma saúde pública?

Infelizmente pensando nestes aspectos tristonhos, percebe-se que há muito tempo as drogas são permitidas no Brasil!

O que ainda pode nos animar é a posição cidadã que começou a se acordar para a atual realidade que infelizmente estamos vivendo!

Tardiamente, mas os cidadãos começaram a se acordar deste sono profundo!

Como diz Gilberto Cabeggi: “Antes tarde do que nunca”!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Diálogos Culturais em Soledade



Na terça-feira, 05/06/2012, Soledade recebeu o Diálogos Culturais 2012.
Na oportunidade, João Menine, Assessor Técnico da Secretaria da Cultura do RS, apresentou o Plano Estadual de Cultura e o Sistema Estadual de Cultura, além de falar sobre os editais abertos do Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul (FAC/RS) e Pontos de Cultura.
Para maiores informações acesse: www.cultura.rs.gov.br
www.tvsoledade.com

terça-feira, 5 de junho de 2012

Vereador Helio Quarezemin fala sobre o projeto da Casa do Índio




Vereador Helio Quarezemin (PDT) fala sobre o projeto da Casa do Índio e sobre os rigores do inverno que atacam as crianças indígenas.
Sessão da Câmara dos Vereadores do dia 04/06/2012.
Soledade - RS.
www.tvsoledade.com

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cantando no Chuveiro na Escola Maurício Cardoso





O evento, realizado pela Sociedade Botucaraí Pró Cultura, está percorrendo as escolas da cidade com atrações musicais e bate-papos sociais. Assista.

Soledade - RS, Quinta-Feira, 31 de junho de 2012.

Entrevista Coletiva com Fabrício Carpinejar




Quinta-feira, 31 de maio de 2012.
Dentro da programação da VII Feira do Livro de Soledade, o poeta Fabrício Carpinejar concedeu entrevista coletiva aos veículos de comunicação de Soledade.
Veja como foi.
www.tvsoledade.com