sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
A Questão da Violência nas Escolas
Desde a popularização das câmeras digitais e dos celulares com câmeras estamos sendo bombardeados por imagens de agressões físicas entre crianças e adolescentes dentro e fora do ambiente escolar.
Toda semana a televisão denuncia uma nova imagem mas, mesmo assim, os atos de violência seguem se repetindo.
O mais aterrador nesses acontecimentos, porém, é a diversão expressa por aqueles que participam destes tristes espetáculos. As crianças que gravam as agressões riem para a câmera e, após colocar o vídeo no youtube, pedem que os amigos ajudem a divulgá-lo para que "bombe".
É a busca pela fama cegando nossos menores?
Ou essas violências sempre aconteceram, mas agora, com as câmeras, tornaram-se visíveis a quem já deixou de frequentar as escolas?
E, caso isso tenha sempre acontecido, qual o motivo para a conivência das autoridades (professores, polícia, conselho tutelar, etc.) em relação a isso?
Argumentos apontam que educação vem de casa, mas na nossa sociedade contemporânea, onde os pais passam o dia trabalhando e em geral vêem os filhos apenas à noite, ambos já cansados, isso fica difícil. Como não esperar que a educação aconteça no colégio, que é onde a criança passa grande parte do seu dia?
Ou o melhor seria esperar que fossem todos educados pela televisão, com seus heróis de espada na mão, seus ídolos de valetudo?
A maior pergunta, aquela que fica no ar, porém, é essa: A violência deixou de ser condenável hoje em dia?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário